sábado, 22 de setembro de 2007

p[02] Aeroporto de Confins terá mais 12 vôos diários, divulga ANAC

Aeroporto de Confins terá mais 12 vôos diários, divulga ANAC
( 19/09/2007 )

Confira matéria publicada no jornal Estado de Minas, desta quarta-feira, dia 19 de setembro
"A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) enviou ontem ofício ao Aeroporto Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, comunicando a transferência para o terminal de 12 vôos diários, operados atualmente no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, pela TAM, Gol, Oceanair e BRA. A decisão foi tomada depois de consulta feita pela Anac às empresas aéreas. Os novos vôos têm como destino cidades do Nordeste, como Recife, Salvador e Fortaleza. Entre as principais companhia que operam no local, apenas a Varig não respondeu à agência.

Com a transferência, o terminal mineiro, na prática, passa a ter um volume de vôos que o transforma em terminal "hub" – distribuidor de operações. Passageiros de estados do sul do país, por exemplo, que antes passavam por Congonhas para chegar ao Nordeste, passarão a aterrissar em Confins, para depois seguir viagem. A expectativa é de que, com os novos vôos, mais 1,2 mil passageiros usem diariamente o aeroporto da Grande Belo Horizonte. Hoje, o fluxo é de 11 mil passageiros por dia.

As mudanças ocorrerão me três etapas. Os primeiros vôos serão transferidos em 1º outubro. Outra parte das operações muda de Congonhas para Confins no dia 21 do mesmo mês. A fase final da transferência está prevista para 10 de fevereiro de 2008. Com as alterações, Confins passará a operar 23 vôos diários para o Nordeste.

A definição ocorre dois meses depois da tragédia com o Airbus da TAM, no aeroporto de Congonhas, em 17 de julho, em que 1999 pessoas morreram. Após o acidente, a Anac decidiu remodelar o setor aéreo nacional. O prazo para que as empresas do setor enviem propostas de mudanças para a agência termina amanhã.

A implantação de novos vôos em Confins não demandará investimentos no terminal. A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) em Minas Gerais garante que o aeroporto teria condições de operar mais 20 vôos por dia sem aportes financeiros. O total de pousos e decolagens por dia em Confins, hoje, é de 164. Na hipótese de a Anac transferir um número superior a 20 vôos para Confins – a agência ainda mantém estudos para novas alterações – o aeroporto teria que receber investimentos para readequação de salas de embarque e desembarque, aumento na área de check-in, no pátio de aviões e na construção de mais uma taxi way, via usada pelas aeronaves para acessar a pista de decolagem, nas partidas, e o pátio de estacionamento, nas aterrissagens.

Além de empresas brasileiras, a companhia Delta Airlines, dos EUA, enviou à Anac estudos para implantação de um vôos ligando Confins a Atlanta, nos Estados Unidos. Enviou também ao Ministério da Defesa pedido para abertura de rota com destino ao Panamá. O governo daquele país, segundo fontes do mercado, já teria demonstrado interesse na criação da linha, que atenderia a movimento criado depois que um consórcio formado pelas empresas Andrade Gutierrez e Odebrecht fecharam contrato para obras de alargamento do Canal do Panamá."

Click aqui para ver a origem da reportagem

Analise

A ANAC (Agência Nacional de Avião Civil) oficializou que o aeroporto de Confins irá receber mais 12 vôos diários, e ainda está em estudo o recebimento de mais outros vôos. Isso para Minas e para o aeroporto é muito importante e benéfico, pois essa medida irá gerar mais recursos para o estado, minimizar a ociosidade do aeroporto (que opera abaixo da sua capacidade) além de colocar o nome de Minas em maior evidencia no cenário nacional.

Proposição

Com o caos aéreo, e as novas exigências para os vôos de Guarulhos, muitos dos vôos das companhias Aéreas estão sendo realocados ou modificados, e o aeroporto de Confins já foi beneficiado com 12 vôos e poderá ser beneficiado com outros mais. Proponho assim que o governo invista mais no aeroporto, para demonstrar que Minas tem capacidade de receber não só esses vôos como também outros. Alem desse investimento proponho também a criação de eventos e espaços no aeroporto de Confins com intuito de mostrar Minas. Esses eventos e espaços poderiam expor elementos de Minas, como fotos, apresentações folclóricas, singularidades da gastronomia e da cultura, informações sobre cidades e circuitos e dicas de roteiros, afim de causar uma curiosidade no viajante que está no aeroporto muita vezes só de passagem, mas que sabendo um pouco de Minas e ficando interessado com o que ele viu, possa no futuro vir conhecer o estado e o que ele viu, divulgando assim o estado, aumentando o turismo e promovendo a cidades e a cultura, alem de promover uma geração e distribuição de renda.

Nenhum comentário: