Belo Horizonte e Buenos Aires fazem parceria pelo turismo
( 19/09/2007 )
O prefeito Fernando Pimentel e o governador da cidade autônoma de Buenos Aires, Jorge Telerman, deram nesta terça-feira, dia 18, mais um passo para aprofundar o intercâmbio entre as duas cidades. Eles abriram a "Semana de Buenos Aires em Belo Horizonte", que até o dia 22, vai apresentar aos moradores detalhes da capital argentina por meio de exposições de fotos, apresentações de tango, música, cinema e um seminário turístico.
O objetivo da semana é incrementar o turismo entre as duas cidades, promover a troca de experiências na área cultural e o intercâmbio de políticas que visem o desenvolvimento econômico. Pimentel e Telerman também firmaram convênio para a realização da "Semana de Belo Horizonte em Buenos Aires", em abril do ano que vem.
Na abertura do evento, Pimentel ressaltou que esta é a primeira vez em 110 anos de história, que a capital mineira recebe a visita de um chefe de governo da cidade de Buenos Aires. "Por si só isso já diria o suficiente da importância de Jorge Telerman entre nós, mas o mais importante é o trabalho que nós temos feito aqui e que o governo de Buenos Aires tem desenvolvido na Argentina, que é de fortalecer cada vez mais a integração entre Belo Horizonte e Buenos Aires" afirmou. Telerman disse que seu governo tem como tarefa a promoção de ações conjuntas com Belo Horizonte e que vai trabalhar para que esse compromisso tenha continuidade.
Após a solenidade, a convite do prefeito, Telerman e sua comitiva de cerca de 15 técnicos do governo foram conhecer alguns pontos turísticos e culturais importantes de Belo Horizonte, como o Mercado Central, o Museu de Artes e Ofícios, Museu Histórico Abílio Barreto, Praça da Liberdade e Igrejinha da Pampulha. A comitiva foi conhecer, ainda, as obras do Vila Viva, no Aglomerado da Serra, que têm despertado a atenção internacional para o trabalho de urbanização desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Na ocasião, o prefeito anunciou que o grande projeto de urbanização para a Pedreira Prado Lopes, que já tem R$ 25 milhões previstos no PAC, deve começar no ano que vem. Está prevista a criação de novos equipamentos públicos dentro da vila, praças de esporte, áreas de lazer, mais escolas, mais centros de saúde, urbanização de becos e abertura de novas ruas, o que vai facilitar também o trabalho do policiamento na região. "O projeto é muito parecido com o Vila Viva aqui no Aglomerado da Serra. Uma obra importante que vai de fato urbanizar e mudar para melhor toda a região", disse.
Clique aqui para ver a origem da reportagem
Análise
O prefeito de belo Horizonte e o governador de cidade de Buenos Aires - Argentina firmaram uma parceria com intuído de promover um intercâmbio entre as duas cidades visando incentivar o deslocamento de pessoas entre as duas cidades, promovendo assim a cultura e o turismo de ambas cidades, alem de realizar trocas de experiências entre ambos os governos. Esse intercâmbio e interessante pois irá promover a cidade de Belo Horizonte no exterior, abrindo assim a possibilidade de turistas estrangeiros virem conhecer a cidade, trazendo junto recursos para o desenvolvimento de Belo Horizonte e também difundindo a cultura mineira.
Proposição
Esse intercâmbio é bastante interessante, pois alem de divulgar a cultura mineira e da capital, também traz turistas para Belo Horizonte. Proponho que este projeto seja ampliado e realizado com outras cidades Argentinas e de outros países também, e bem mais que isso, que esse intercâmbio ocorra internamente no Brasil, que seja feita parcerias com outras cidades brasileiras, afim de divulgar Minas Gerias e Belo Horizonte, mostrando nossas riquezas e peculiaridades, valorizando nossa cultura e trazendo turistas para a capital mineira.
Um comentário:
achei engraçado quando vi pela primeira vez teu blog as fotos de voce e sua turma, bebados, na avenida afonso pena e praça sete. engraçado quero dizer estranho porque é um jeito de apreender belo horizonte que normalmente não se vê em guias ou qualquer outro tipo de turismo. e que são os melhores, que ficam na mente.
digo isso pois suas propostas [p01, p02 e p03] são, me parece, sempre de divulgação de uma minas gerais caricata, totalmente esquisita em relação a ações como esta sua, de sair pela cidade de madrugada.
não poderia ser no pan, mostrar como mineiro aprende bicicross [nas serras]; ou o que bh e buenos aires tem de comum [danças como tango e sambas, além de outras coisas...]?!?!
Postar um comentário