Medalha de Ouro para a participação de Minas no PAN.
01/08/2007
Um grande painel fotográfico, com a basílica de Bom Jesus de Matosinhos (Patrimônio Cultural da Humanidade), em Congonhas do Campo, convidava o turista a passear por Minas Gerais. “Nosso estande teve uma visitação excepcional. As pessoas nos demandavam informações turísticas específicas, o que demonstrou mais uma vez o potencial mercado que Minas tem para vender seus produtos, seguindo a linha do turismo sustentável e de preservação do nosso patrimônio cultural, natural e histórico. Esse é nosso diferencial”, conta o Superintendente de Promoção e Marketing da Setur, José Cordeiro Neto.
Todas as regiões brasileiras estavam representadas na Praça das Medalhas com uma pequena mostra dos pontos turísticos, além de telões para transmissão dos jogos e de vídeos de turismo e palco para manifestações culturais.
A Setur convidou a Banda Mineira Tianastácia e o grupo de congado Ordem Templária da Cruz de Santo Antônio de Pádua para se apresentarem dentro da programação cultural da Praça. O vocalista da Banda, Maurinho Nastácia, disse que foi uma grande oportunidade para a música mineira estar no palco do maior evento esportivo das Américas. “Foi uma chance de levar aos públicos nacional e internacional a mistura mineira, muita bem representada por nossa música”, afirma Maurinho. O grupo de congado, que se apresentou no domingo, dia 29, ressaltou a importância da integração que os Jogos proporcionaram. “O Pan mostrou que, apesar das diferenças geográficas e culturais, podemos viver em paz. Essa é a mensagem mais importante do evento”, explica Manoel Fonseca dos Reis, presidente do Centro das Tradições do Rosário de Minas Gerais.
Foram distribuídos 20 mil folders com informações dos roteiros turísticos do Estado. “A receptividade foi muito positiva, o público carioca tem um carinho enorme por Minas Gerais. Nos dias úteis, recebíamos cerca de mil pessoas no estande. Já nos finais de semana, eram mais de dois mil visitantes interessados nas cidades históricas, nas estâncias hidrominerais e nos destinos de ecoturismo”, ressalta José Cordeiro. O estande recebeu também a visita de diversos medalhistas do Pan, como as equipes do remo, hipismo, atletismo, tênis-mesa, além de atletas do tiro e esgrima.
A Mostra Salão do Turismo, na Praça das Medalhas, foi organizada pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007.
Click aqui para ver a original da reportagem
Análise
Durante os jogos Pan-americanos foi criado um espaço para divulgar os diversos destinos turísticos do Brasil, e lá a SETUR-MG (secretaria te turismo de Minas Gerais) montou um stand de divulgação aberto ao publico, recebendo visitas de inúmeras pessoas. Essa atitude além de fundamental é de grande importância para o desenvolvimento do turismo em Minas, pois em um evento internacional, onde estavam reunidas pessoas de todo o mundo, foi colocado um espaço para mostrar o potencial que Minas têm, divulgando vários roteiros e localidades, chamando a atenção dos turistas e criando a vontade para que os mesmo visitem também Minas Gerais. Ações como está são fundamentais para crescimento da atividade turística no estado, ainda mais em locais como o Rio de Janeiro, que é um dos locais mais visitados e conhecido no Brasil.
Proposição
Unir o turismo a uma atividade esportiva foi algo muito interessante, pois o brasileiro gosta, assiste e participa intensamente de atividades esportivas, por isso proponho uma expansão dessa idéia para outras atividades esportivas, e não só junto ao Pan-americano. Uma das ações poderia ser colocar nos jogos de futebol, vôlei, basquete e ténis (os esportes que no Brasil tem maior expressividade) placas de publicidades com fotos e informações de roteiros, cidades e da cultura mineira, e nos intervalos dos jogos, sugiro a realização de pequenas apresentações, sejam elas de teatro, musica ou dança, sempre voltadas para aspectos de Minas Gerais. No caso de um evento maior, com cobertura da mídia nacional, também poderia ser criados pequenas vinhetas para serem transmitidas para todo o Brasil, mostrando o que Minas tem de bom.